Maceió

maceio-capa

Piscinas naturais, areia dourada e uma imensidão de coqueirais. Este é o cenário que trouxe para Maceió o título de “Caribe brasileiro”.

As belezas naturais da capital alagoana são de deixar qualquer turista deslumbrado em seus mais de 40 quilômetros de praia. Com águas mornas que variam da tonalidade verde para azul, as praias diferenciam-se conforme a sua região. As centrais, mais agitadas, concentram grandes hotéis, barracas com total infraestrutura, ciclovia e um calçadão digno de ótimas caminhadas. É possível inclusive fazer um delicioso passeio de jangada na praia de Pajuçara rumo aos recifes multicoloridos. No sul, encontram-se dois cartões postais da cidade: as praias do Francês e do Gunga, perfeita para mergulhos. Mas é no norte, quase chegando em Recife, que encontra-se a maior preciosidade da região, a praia de Maragogi, que encanta pelas suas águas exuberantemente cristalinas e enormes piscinas naturais, chamadas galés. Nas praias do norte em geral, charmosas pousadinhas atraem turistas que buscam um clima mais rústico.

maceioMas nem só de praia vive o turismo de Maceió. A diversidade cultural da cidade é muito grande, o que representa lazer para todos os gostos. E por falar em lazer, as festas estão ficando cada vez mais grandiosas na capital. Além dos tradicionais festejos de Natal e Reveillon, que lotam os hotéis da cidade e triplicam o número de pessoas que transitam pela cidade em época de temporada, Maceió também é famosa por eventos de música como o Maceió Music Festival, Maceió Forró e Folia, entre outros. Os cruzeiros têm papel importante para lotar a cidade, abrigando cada vez mais e maiores transatlânticos em suas águas.

Passeios culturais também não faltam na cidade. A própria arquitetura, que vai do estilo colonial ao neoclássico, são atrações à parte. O Museu Palácio Floriano Peixoto, que reúne mobiliários antigos, e o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore são destaques neste quesito. Outras dicas são visitar o aquário, as igrejas e conhecer os artesanatos feitos pelas mãos das habilidosas rendeiras.

A gastronomia é outro ponto alto de Maceió. Quem vai até a cidade não pode deixar de degustar os maravilhosos pratos fartos em frutos do mar, especialmente as receitas que levam como ingrediente o sururu, um molusco da região que dizem ser afrodisíaco. Mas isto você só vai saber mesmo quando resolver aprontar as malas e provar as delícias de Maceió.

Pousadas e Hotéis em Maceió

Fotos de Maceió

Leave a Reply